quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"Como Estrelas na Terra" - Um Filme Exemplo!



Recentemente assisti ao filme Como Estrelas na Terra, de produção indiana, diretamente de Bolywood (trecho do filme está no vídeo acima). O filme conta a história de uma criança disléxica, todas as suas dificuldades familiares e sociais, suas rejeições e reações diante daquilo que não conseguia realizar com facilidade, os preconceitos dos professores diante de sua conduta que era considerada completamente dispersa e despreocupada, como a debochar daqueles, quando na realidade a pobre criança não entendia àquilo que tentavam lhe ensinar. 

O filme marcou-me profundamente, além da da música em total harmonia com o filme e da perfeita atuação do menino que interpreta Ishaan, são muitos os ensinamentos, belos exemplos que devemos aprender a cultivar em nossas vidas... Algo que me tocou e que desejo repassar aqui, é a solução dada para o descaso de muitos educadores e da sociedade em geral para aqueles que não se adequam aos padrões da atualidade. No início do filme, Ishaan sofre bastante com as condutas reprováveis de seus professores e de sua família (ainda ignorante diante de tudo, o pai principalmente) que por classificarem e selecionarem todas crianças e jovens de acordo com as metas de competitividade mercadológicas (impostas pelo desejo de crescer e vencer sempre) esquecem que cada ser é uma individualidade e merece atenção especial e específica.

Continuando.. Após muita repressão e exclusão o Ishaan conhece um professor com uma atitude diferente para com ele, seu nome era Ram. O professor, ao perceber os sintomas da dislexia e o quadro deteriorado da criança que caminhava para o suicídio, viu o seu passado se repetir... E, com a força que o aprendizado através do sofrimento trás, o professo toma as rédeas de um processo de recuperação do tempo malbaratado. Aulas particulares e muito amor dedicado a Ishaan, que revela ter habilidades artísticas esplêndidas as quais estavam sendo desperdiçadas devido ao descaso da sociedade.

Então, o filme mostra como o amor pode mudar os rumos da vida na Terra para melhor, como a doação pura e simples pode revigorar vidas, criar oportunidades, acabar com preconceitos, trazer alegria e paz. A mensagem é principalmente direcionada para àqueles que estão no papel de educadores nas salas de aula ou em casa, como pais, avós, etc. Busquemos mudar nossas convicções fechadas e preconceituosas, a sociedade ainda cultiva idéias egoístas em seu cerne, devemos criar nossas próprias convicções voltadas sempre para o amor ao próximo e aos nossos inimigos, expressando gratidão com todos àqueles que nos rodeiam e ajudando sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário