domingo, 26 de fevereiro de 2012

À Psicologia da Gratidão somos gratos


Meus Amigos, jubilosos retomamos essa atividade de escrita e divulgação do belo, da alegria de viver, do vir a ser que nos inspira e nos motiva a viver!

Terminamos a leitura do livro Psicologia da Gratidão, do Espírito Joanna de Ângellis pelo médium Divaldo P. Franco, estamos radiantes de felicidade! Nunca havíamos lido livro tão inspirador de esperança e paz interior. 

Trata-se de um livro particularmente bonito, na cor rosa, com flores que se espalham por toda a leitura, a imagem da capa com um rosto feminino leva-nos a transceder o ideal de beleza terreno para expressões mais sutis e felizes. O vocabulário bastante rebuscado da autora pode ser visto também como uma chamada ao estudo constante, à evolução contínua, como também a algo mais subjetivo que seria uma relação entre a linguagem e a beleza da perfeição, do espírito purificado e pleno, ambos possuem forma e conteúdos complexos e profundos. 

Acerca do conteúdo faltam-nos palavras e sobram emoções. O objetivo primeiro do livro é situar a gratidão como uma virtude elevada, da mesma forma que o amor, a bondade, a serenidade o são. A gratidão é vista sobre vários aspectos e em vários momentos da vida, nos mais diferentes estágios da evolução psicológica. O ato de ser grato ganha novas significações para o leitor, que ao entender o seu poder passa a tentar vivenciá-lo no seu dia-a-dia, seguindo dicas da própria autora que exalta a ternura e a solidariedade como expressões diretas dessa virtude excelsa e "filha dileta do amor pleno". 

Em alguns momentos da leitura, nos quais o leitor encontra-se em total contato com o livro, imerso em sua graciosidade, energias flutuam e modificam a atmosfera em que se encontra e um clima de paz permeia o ambiente. Após a leitura, uma expressão de alegria surge no rosto, uma serenidade incomum acalma nossas decisões, que são tomadas sem o ímpeto dos instintos dominadores, mas com a calma do ser que busca a sapiência. Associando a leitura com músicas de meditação, instrumentais calmas, o espírito parece flutuar enquanto ler, pisando em palavras que deslizam do livro para a realidade terrena acelerando a jornada ascensional do espírito imortal.

Joanna de Ângellis procura em seus textos sempre mostrar a realidade terrena em sua verdade espiritual, com base na moral do Cristo, utilizando conceitos da psicologia atual que caminha para a transcendência da vida material em busca de explicações que apenas a crença na imortalidade poderá conceder. Ela busca aplicar a gratidão em todos os momentos da vida terrena, na família, no trabalho, nas relações sociais expondo a beleza das relações, incitando-nos à alegria por estarmos vivos, reencarnados, mostra-nos como cada pequena ação nossa tem infinitos precedentes que permitiram que a realizássemos e infinitos consequentes que dela serão decorrentes.

Somos herdeiros do Pai, criador de tudo e de todos, e dele temos um pouco em cada um de nós, somos frutos do Amor dEle e devemos revelar esse Amor em cada um de nós. Basta que observemos a natureza, suas leis que sempre se regulam, seu equilíbrio eterno, tudo criação e automatismo que emana do Pai. Devemos nos ver também como filhos ditosos dEle, filhos que rumam à perfeição, ao inevitável destino de de tudo e de todos, a plenitude! 

Por isso, meus amigos, iniciemos nossa jornada de busca interior desde já. Meditemos acerca de nossas metas, fujamos do materialismo que corrompe a humanidade a séculos e alcança seu auge nos dias atuais, expressemos nossa gratidão para com todos, seres animados e inanimados. Exercitemos a gratulação para com as plantas que permitem que respiremos o oxigênio tão necessário. Sejamos gratos ao nosso corpo que trabalha durante toda a nossa encarnação buscando manter-nos vivos, lutando contra nossas próprias enfermidades. Mantenhamos emoções equilibradas e uma alimentação saudável para que nossas células possam, também gratas por estarem ao nosso lado, retribuir em sua plenitude com seu trabalho de manutenção da vida. E, tenhamos olhos para o futuro, vendo o sofrimento como porta para a perfeição, como oportunidade de engrandecimento moral, de aprendizado infinito, entendamos a nossa dor, física ou moral, aprendamos com ela para vivermos melhor e sejamos gratos por estarmos passando por momentos difíceis, pois eles são dádivas divinas do Criador, com suas leis perfeitas, a nos compreender sempre. 

Trabalhemos meus irmãos, busquemos ofertar à vida a gratidão pela oportunidade de sermos espíritos imortais, laborando sem cessar e incansavelmente na vinha do Cristo que está no leme, sem cessar desde o início dos tempos. Sejamos luz por onde passarmos, deixemos as nossas pegadas como exemplos de amor à Deus, através da gratidão para com a criação, amor ao próximo, através da gratidão aos seres, e para conosco mesmos, através da gratidão à vida.

Que a gratidão que irradia de nossos corações possa alcançar a cada um que por aqui passar.
Muita Paz! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário