segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A música Miserere e a Transição Planetária

Você leitor já ouviu falar na música Miserere do compositor italiano Gregorio Allegri? Esta música (ver vídeo abaixo) foi-nos introduzida por Divaldo P. Franco (expositor espírita) ontem em um seminário que ministrou na cidade de João Pessoa, PB. O tema do seminário foi o livro Transição Planetária do Espírito Manuel Philomeno de Miranda.


A música, de uma beleza transcendental, foi selecionada como fundo de uma visualização terapêutica guiada pelo expositor. A razão de sua seleção foi a citação da mesma no livro como sendo cantada por crianças da Colônia Redenção antes e depois de uma palestra ministrada pelo nobre espírito Órion, advindo da Constelação de Touro, mais precisamente de uma das plêiades (a qual situa-se em outra dimensão, isso pode soar um tanto quanto fantasioso, mas o espiritismo tem-nos mostrado que a nossa fantasia é, muitas vezes, baseada em realidades transcendentais).

Um fato que percebi é que o coral referenciado no link acima é do Novo Colégio de Oxford, ou seja, são, possivelmente, pessoas estudantes de canto de umas das maiores universidades do mundo e vale salientar que na Colônia Redenção são crianças que cantam-na, e Philomeno diz que toda a platéia (cerca de 2000 espíritos) comoveram-se com a música. O que mais nos inspira é saber que, como a Terra é nada mais que uma imitação esdrúxula do que vivemos do outro lado, podemos prever que futuramente nossas crianças também cantarão em coro músicas tão belas quanto essa!

Outro fato que desejo compartilhar é a profundidade da música, não sei se existe esse conceito na teoria da música, mas o que quero dizer é que se nos deixarmos levar pelas ondas da música podemos ir muito longe... Para mim o som assimila-se ao universo infinito, como se, ao escutar estivéssemos viajando no espaço infinito e escutando um som de algum lugar, como na capa do livro abaixo. A leitura do livro permitiu-me alcançar a essa relação (ou essa sintonia...).


Estou apenas no início do livro, com poucas páginas o autor conseguiu prender minha atenção e motivar-me a lê-lo completamente, para aqueles que desejam conhecer a visão espírita do que está ocorrendo no mundo nessa fase de transição este é um dos melhores títulos.

Então, lendo o livro deparei-me com uma oportunidade de repensar a frase de Jesus: "Há muitas moradas na casa do meu Pai", quando em algum momento li o que um palestrante diz existirem infinitas moradas na casa do Pai. Eu reli algumas vezes, parei e fiquei a admirar a imensidão de Deus nosso pai e como somos pequenos diante de tanta beleza, de tanto trabalho, de tanto Amor. São nesses momentos que paro e penso que ainda estamos a desperdiçar muito tempo de trabalho e evolução com problemas criados por nós mesmos, egoísmos e orgulhos pouco importantes.

O livro Transição Planetária chama-nos a uma reflexão mais profunda da vida, mostra-nos a continuidade da vida após a morte como algo normal, mostra-nos que acreditar na imortalidade abrirá muitas portas para todos nós, faz-nos acreditar que o mundo de fato passa por uma transição e revoluções são necessárias para que o "mal" (drogas, sexualidade, ódio, medos) chegue ao limite para que a própria sociedade repila-o da Terra. E tudo isso está acontecendo no presente momento (enquanto digito esse post) estamos vivendo essa transição e precisamos o quanto antes refletir sobre nossas metas não apenas sociais, econômicas, mas em níveis reencarnatórios: O que estou fazendo para que o amor prevaleça na humanidade? O que preciso mudar em mim: os vícios, as paixões destruidoras, o materialismo, o ceticismo, o racionalismo exacerbado, o fanatismo, para que eu tenha o merecimento de permanecer na Terra após essa transição? Portanto, pensemos na vida como uma oportunidade ímpar de evolução, cada momento, cada problema deve ser enfrentado para que o seu aprendizado seja retido, evitando que o próximo passo demore-se por causa de remorsos e culpas. E o quanto antes devemos iniciar uma campanha interna de auto-doação, na qual doaremos de nós mesmos aos outros porque "doar é receber e receber é ser convidado a doar".

Muito Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário