quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Augusto Cury e Joanna de Ângellis

Caros leitores estou lendo atualmente o mais novo livro do conhecido psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor Augusto Cury, o livro chama-se A Fascinante Construção do Eu (abaixo). Ao vê-lo na livraria, seu título chamou-me a atenção, logo não hesitei em comprá-lo, estou devorando as páginas... Você deseja saber o que ele tem de tão interessante? Ótimo, essa é a pergunta que suscita essa postagem, a resposta segue abaixo...


Já a algum tempo iniciei uma jornada de leituras das obras da série psicológica do imininente espírito Joanna de Ângelis. Desde o início maravilhei-me com a temática psicológica (tenho uma queda pelo estudo da mente humana) e não tive dificuldades em entender alguns conceitos. Vi-me apaixonado pela série e pela capacidade que autora tinha de incitar a nossa mudança interior para melhor, até na estrutura dos textos, ela conseguia transitar desde as condutas mais instintivas do homem hodierno até a plenitude da conduta do homem integral, dando exemplos sábios e magistrais, sempre com uma linguagem culta e polida.  E hoje, após ler alguns livros podemos dizer que de fato a grande meta da autora espiritual é o nosso Autodescobrimento.


No entanto, depois que iniciei essa jornada de leituras não havia encontrado nenhum outro livro tão sintonizado com Joanna até que iniciei a leitura de Augusto Cury e ele foi ganhando minha atenção. Percebi que o autor compartilha de muitas das idéias da autora e o autodescobrimento está lá citado com outros nomes, como a descoberta do Eu interior. Augusto possui uma vontade enorme de que a sociedade modifique-se e torne-se mais altruísta, mais paciente, mais resiliente. Ele diz que um dos caminhos é  melhorar a educação das crianças para permiti-las conhecer o seu Eu desde cedo. Lendo-o notamos um fato muito interessante: através da teoria da Inteligência Multifocal (de sua autoria), ele permite que façamos a viagem da descoberta do Eu através de uma teoria bastante racional e concreta, pois a sua teoria é palpável, está sendo estudada nas universidades, em pós-graduações por todo o mundo!

Para àqueles que não são espíritas e desejam entender e iniciar o seu autodescobrimento, poderão encontrar na Inteligência Multifocal uma oportunidade de realizá-lo paulatinamente, entendendo seus medos, anseios, dúvidas, atritos, buscando as causas e pensamentos mais internos para reeditar atitudes e traumas antigos de forma mais light. O autor utiliza da metáfora de janelas killer versus janelas light para mostrar que enquanto umas são as causadoras de guerras entre países a outra são as geradoras de doutrinas como a da Não-Violência!

Por isso, indico ao caro leitor que dê uma olhada nesse magnífico livro de leitura fácil, teórico algumas vezes mas cheio de exemplos claros e atuais, permeado de uma vontade de mudar o mundo para melhor, de tornar nossa sociedade mais altruísta, preparando (inconscientemente talvez) os seus leitores para os tempos que virão, tempos de paz, amor e alegria!

Felicidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário