quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Ecossistema Humano

Alguém já parou pra pensar em quantas pessoas dão ou deram suporte a nossa vida para sermos o que somos hoje? Quantas pessoas diretamente? Podemos pensar em alguém criado pelos pais, com pessoas que trabalhem em sua casa cozinhando, limpando e lavando suas roupas, com professores que educaram seu intelecto, familiares com os quais conviveu durante sua vida, seus amigos que o ajudaram nos momentos difíceis e sorriram com ele nos momentos alegres. 
Apesar dessas pessoas estarem diretamente ligadas a nós, não podemos esquecer de todas que indiretamente permitiram que vivêssemos. Nesse exato momento, para utilizarmos esse computador, milhares senão milhões de pessoas participaram de sua confecção, desde a mais simples peça de metal até todo o sistema web que utilizamos sem nos percebermos. 

E então pensamos precipitadamente: "Será que devo para todas essas pessoas?! Não pode ser, elas já receberam sua recompensa!". Mas, na realidade, devemos sim a todo esse ecossistema humano, denominação copiada da biologia e adequada para o sistema de trocas no qual estamos inseridos. Por exemplo, se estivermos enfermos e a empresa produtora de medicamentos fechar por falta de trabalhadores, nós sofreremos as consequências de alguma maneira; se precisarmos de um alimento urgentemente e a venda mais próxima de nossa casa fechar, também sofreremos. 


Somos parte e devemos gratidão a esse ecossistema humano. Essa gratidão deve se fazer presente em nossas atitudes diariamente, quando nos depararmos com qualquer pessoa, porque sem ela, em alguma parte o sistema sofrerá a sua falta. Abstendo-se do egoísmo de pensarmos apenas no nosso sofrimento, ajamos para manter o sub-sistema dos outros também saudável, porque assim estaremos agradecendo diretamente a Deus, colaborando com a sua obra.

Por fim, esse ecossistema pode ser visto como toda a natureza e para tanto, adicionamos aos seres humanos também o reino animal, vegetal e mineral. E assim, nossas atitudes de manutenção, de carinho, de afeto, consolo para com todos os seres serão em toda sua profundidade, gratidão à Deus. 
Sejamos Fraternidade e agradeçamos pelo alimento, pela sombra das árvores, pela pedra que alicerçou nossa casa, pelo trabalho do caminhoneiro que trouxe o alimento para o supermercado que compramos, etc, sem esquecer do divino Mestre Jesus que a tudo observa e governa mantendo firmes nossas esperanças de um futuro no qual reinará plenamente a fraternidade universal.

Muita Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário